quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

EZEQUIEL EPAMINONDAS DA FONSECA FILHO




Natural de Assu-RN, nascido no dia 2 de julho de 1895, filho de  Ezequiel Epaminondas da Fonseca e de Maria Augusta de Amorim Fonseca. As suas primeiras letras foram ministradas pelo seu progenitor, terminando o primário no Colégio Santo Antonio, em Natal. No Atheneu Norte-riograndense iniciou o seu curso ginasial, indo terminar no Ginásio Ayres Gama, na Capital pernambucana. No Colégio Santo Antonio, redatoriou “ no Colegial” e, no Atheneu Norte-Riograndense, colaborou no ESTUDANTE. Foi presidente da Sociedade  Literária PIO X DE NATAL. No Recife, cursou o primeiro ano de Farmácia e fez parte do corpo redacional do GRÊMIO. Matriculando na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro colou grau de Médico no dia 8 de dezembro de 1925, tendo apresentado a tese  PRO FILAXIA E TRATAMENTO DAS FISTURAS VESCIO VAGINAIS. Conferida a 23 de dezembro de 1925 obteve distinta aprovação. Foi interno das Clinicas Ginecológicas e Obstétricas da mesma faculdade.. Regressou à sua terra exercendo as suas atividades profissionais. Ao ecidir o movimento revolucionário de 1930, foi nomeado prefeito provisório do município de Assu. Voltando a normalidade constitucional, foi por duas vezes, ele deputado à Assembleia Legislativa, chegando a exercer a sua presidência, o que equivalia a Vice-governador do Estado. Foi suplente de Deputado Federal. Sócio correspondente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Dirigiu, por pouco tempo, em 1930, o periódico ‘MUNICÍPIO DO ASSU”. Esteve, como Delegado, na direção da IPASE, no Estado. Associação Rural de Assu, foi por ele muitos anos dirigida. Supervisionou, na qualidade de Diretor da Maternidade Mario Pinotti. Consorciou-se com dona MARIA HELENA BATISTA NÚNES DA FONSECA, no Rio de Janeiro, a 14 de junho de 1921, na Igreja do Coração de Jesus. Foi médico do FSEPS, na cidade do Assu
FONTE – LIVRO TITULADOS DO ASSU, DE FRANCISCO AMORIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
DEUS E JESUS CRISTO SÃO MEUS GRANDES PROTETORES E TODOS OS MOMENTOS DE MINHA VIDA E NAS VIDAS DE MEUS FILHOS: JOATEMESHON, JULLYETTH E JÚNIOR; COMO TAMBÉM DE MINHA NETA JÚLIA E DE TODA A MINHA FAMÍLIA, AMIGOS E COMPANHEIROS DE TRABALHO